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Pneu M+S é pneu de Inverno? Verdade ou Mito?

A marcação M+S (Mud and Snow, que significa "lama e neve") é apenas uma indicação mínima de que o pneu tem capacidade para lidar com algumas condições de lama e neve, mas não é suficiente para garantir a segurança e o desempenho em condições de neve e gelo extremas.
É importante escolher o pneu correto para as condições de condução para garantir a segurança e o desempenho adequados do veículo. Os pneus de inverno são projetados especificamente para oferecer a melhor aderência em condições de neve e gelo, com compostos de borracha especiais e padrões de banda de rodagem projetados para evacuar neve e água rapidamente. Eles geralmente apresentam o símbolo do floco de neve com três picos de montanha, que é uma indicação de que o pneu atende aos padrões de desempenho de inverno estabelecidos pela indústria.
Pneus e suas adequações climáticas
Existem três tipos principais de pneus em relação à adequação climática: pneus de verão, pneus all season (todas as estações) e pneus de inverno. Cada um deles é projetado para oferecer o melhor desempenho e segurança em condições específicas.
- Pneus de verão: são projetados para oferecer um desempenho ideal em condições de estrada seca ou molhada, com temperaturas mais altas. Eles não são adequados para uso em condições de neve ou gelo, pois a borracha mais dura pode perder aderência em temperaturas abaixo de 7°C.
- Pneus all season (todas as estações): são projetados para oferecer um bom desempenho em uma ampla variedade de condições climáticas, incluindo chuva, neve e gelo leve. Eles têm uma banda de rodagem mais suave que os pneus de verão, proporcionando melhor aderência em estradas molhadas e temperaturas mais baixas. No entanto, eles não são tão bons quanto os pneus de inverno em condições de neve mais pesada.
- Pneus de inverno: são projetados para oferecer o máximo de aderência e segurança em condições de neve e gelo. Eles têm uma banda de rodagem com ranhuras mais profundas e densas que ajudam a evacuar a neve e a água, proporcionando maior tração. Além disso, a borracha é mais macia e flexível em temperaturas abaixo de zero, o que proporciona uma aderência superior em superfícies escorregadias. No entanto, eles são menos eficazes em condições de estrada seca ou molhada, devido à maior flexibilidade da borracha.
Pneus de Inverno no Brasil
No passado, algumas pessoas no Brasil tiveram contato com pneus de inverno por meio da importação de pneus usados dos EUA e Europa. Nesse processo pessoas buscavam pneus no lixo para revendê-los aqui. No entanto, essa prática é desaconselhável, pois os pneus usados podem apresentar riscos de segurança e desempenho inadequado.
Por outro lado, nunca houve notícias de importação de pneus de inverno novos para o Brasil. Isso pode ser explicado pelo fato de que, em geral, o clima no Brasil não exige o uso de pneus de inverno. Além disso, os pneus de inverno são mais caros do que os pneus de verão e, portanto, seriam menos viáveis comercialmente no Brasil.
O QUE SÃO PNEUS ALL SEASONS
Pneus All Season, como o próprio nome sugere, são pneus projetados para serem usados durante todas as estações do ano, ou seja, para serem utilizados em condições variadas de clima. Eles são uma opção intermediária entre os pneus de verão e os pneus de inverno, oferecendo um equilíbrio de características como aderência em piso molhado, estabilidade em alta velocidade, durabilidade e conforto.
No caso específico mencionado, esses pneus All Season (modelo MXM4) foram fornecidos pela fabricante Michelin como equipamento original para o modelo Ford Fusion, que foi importado dos Estados Unidos para o Brasil. Esses pneus, no entanto, acabaram apresentando um problema conhecido como picoteamento da escultura de rodagem, que se caracteriza pela formação de pequenas fendas ou cortes na superfície dos pneus.
O PROBLEMA DO PICOTEAMENTO
Mas qual é o problema desse pneu? Por que ele apresenta esses arrancamentos? O problema do picoteamento no pneu Michelin MXM4, que é um pneu do tipo Touring, não é específico para pneus All Season e não tem a ver com a marcação M+S. Na verdade, o problema está relacionado com o desenho da banda de rodagem, que é mais voltado para o conforto e a durabilidade do pneu em estradas planas e bem conservadas, características comuns dos pneus do tipo Touring.
A banda de rodagem dos pneus Touring tende a ter blocos maiores, que proporcionam maior contato com a pista e, consequentemente, melhor aderência em estradas secas. No entanto, essa característica também pode fazer com que os pneus fiquem mais propensos a sofrer o picoteamento da escultura de rodagem em estradas com superfícies irregulares, como as encontradas em algumas regiões do Brasil.
O picoteamento da escultura de rodagem ocorre quando pequenos pedaços da borracha do pneu se desprendem da banda de rodagem, deixando o pneu com um aspecto irregular e diminuindo a sua vida útil. O problema pode ser agravado pelo uso em estradas mal conservadas e com muitos buracos e irregularidades. Para evitar o picoteamento, é importante escolher pneus que sejam mais adequados para as condições de uso, como os pneus de perfil mais baixo e com banda de rodagem mais voltada para a esportividade, por exemplo.
Conclusão
Concluindo, a escolha correta dos pneus para o seu veículo e para as condições climáticas é fundamental para garantir a segurança e o desempenho adequados. Enquanto os pneus de verão são projetados para condições de estrada seca ou molhada, os pneus all season oferecem um equilíbrio entre características como aderência em piso molhado, estabilidade em alta velocidade, durabilidade e conforto, e os pneus de inverno são projetados especificamente para oferecer a melhor aderência em condições de neve e gelo. Portanto, se você precisa de rodas novas para o seu carro, considere a RLL Rodas de Liga Leve, que oferece uma variedade de opções de rodas de alta qualidade e desempenho para atender às suas necessidades.
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