Pneus M + S

Pneu M+S é pneu de Inverno? Verdade ou Mito? Vamos desvendar.

Tá rolando um vídeo na internet dizendo que pneus com a marcação M+S são pneus de Inverno.

Vamos lá: A sigla M+S vem de mud + snow (que traduzindo significa “lama + neve”).

Mas isso não quer dizer que seja um pneu de inverno. A sigla é na verdade obrigação legal para que um pneu possa ser exportado/vendido na América do Norte e Europa. Essa sigla faz parte de um escopo técnico complexo presente numa espécie de manual das associações de fabricantes de pneus. Exige que a banda de rodagem tenha certas dimensões e estilos de sulco.

Na prática, o M+S significa que esse pneu possui condições mínimas aceitáveis de locomoção em situações de lama ou neve. No Brasil não é nada comum que haja neve, mas nos países onde há, de um dia pro outro o tempo vira e você pode ter que dirigir na neve com seus pneus de verão (nem que seja apenas pra chegar a uma loja de pneus e trocar seu conjunto por um pneu de neve mesmo).

Pneus com marcação M+S não são pneus de inverno, portanto, assim como também não são pneus de lama!

Pneus de inverno tem o famoso símbolo do cristal de gelo, e tem desenho completamente diferente dos desenhos de pneus que conhecemos no Brasil.

Existem 3 tipos de pneus, em se tratando de adequação climática: pneus de verão, pneus all season (todas as estações) e pneus de inverno. No Brasil, a maioria absoluta dos pneus à venda são pneus de verão, enquanto há uma parcela pequena de pneus All Season (por exemplo, o Pirelli Scorpion Verde All Season, que é inclusive fabricado no Brasil e é original de vários carros, como o Jeep Renegade), e nenhum pneu de inverno.

O único contato dos brasileiros com pneus de inverno ocorreram na época em que se importava pneus usados dos EUA e Europa para o Brasil, onde pessoas pegavam pneus no lixo lá para revendê-los aqui. Jamais se teve qualquer notícia de importação de pneus de inverno para o Brasil, até porque isso não faria sentido algum (pois custam mais caro).

Os pneus do vídeo são pneus All Season, e vieram para o Brasil como equipamento original do Ford Fusion. O modelo do vídeo (MXM4) são famosos justamente por esse tipo de problema (que se chama picoteamento da escultura de rodagem).

A Michelin alegou, na época, que a Ford não deveria ter importado veículos dos EUA com esse tipo de pneu. A gente entende que a Michelin tem toda a razão.

Mas qual é, então, o problema desse pneu? Por que ele apresenta esses arrancamentos?

Trata-se, na verdade, de um pneu do tipo Touring. O picoteamento deriva deste detalhe, e não do fato do pneu ser All Season, e muito menos de ele ter a marcação M+S.

Pneus Touring são pneus desenvolvidos para entregar as seguintes características: conforto, baixo ruído e alta quilometragem. O perfil de cliente é: viajante em longas distâncias, em estradas planas e bem conservadas (situação que quase não existe no Brasil). Esses pneus tem um desenho bem característico (bem conservador, quase sempre simétricos, índices de velocidade e carga mais baixos que o padrão da medida e treadwear geralmente mais alto).

No site da Michelin dos EUA você pode conferir tudo isso. Detalhe: lá eles oferecem nada menos que 80 mil quilômetros de garantia nesse pneu! (50 mil milhas).

http://www.michelinman.com/…/en/ti…/products/pilot-mxm4.html

Pneus touring são raros no Brasil. Esse tipo de pneu não funciona por aqui. Nem a Michelin nem ninguém traz esse tipo de pneu pra cá. Ele também custa mais caro que um pneu normal, e só funciona bem em condições de rodagem específicas (especialmente qualidade das vias).

Mito desvendado. Próximo post: as listas coloridas nos pneus.

  • Marcos Rogério Sperotto

    “Pneus touring são raros no Brasil” maioria dos modelos fusion tem esse modelo de pneus inclusive no grupo do face tem vários e vários relatos eu inclusive tive esse problema de “esfarelar”

    • Amarildo Salvio

      Eu também estou com esse mesmo boblema com 4 pneus Michelin estou tentando resolver esse tal de m+s tô fora nunca mais

      • O problema de picoteamento nada tem a ver com a sigla M+S, como supõe o autor do vídeo, que evidentemente é um leigo.

        • Márcio Antônio Zanolla

          Não acredito que ele seja leigo, pelo contrario, parece entender muito bem do assunto porque foi o único que mostrou algo que tem muito a ver com o problema que está ocorrendo com pneus de várias marcas e a única recorrente “M+S”.

        • Flávio Vitor Moreira

          Estou com mesmo problema nos pneus do New fiesta sd titanium 2015. Ainda não verifiquei que tipo de pneu ele tem, mas vou retificar
          O problema do picoteamento começou com 10.000 km.

      • Matheus Araújo

        M S significa aqui pra nós MERDA SUCULENTA , fuja dessa sigla.

    • Esse pneu, como dito no texto, veio para o Brasil apenas como equipamento original do Fusion, tanto que a Michelin não tinha esse mesmo pneu para reposição. O problema foi de fato generalizado no Fusion, também como foi dito no texto. É raro sim encontrar pneus do tipo touring no Brasil pra comprar.

  • Leandro Mourão

    Estou com este exato problema em uma AirCross. Os 5 Pneus possuem a marcação M+S e um deles começou a escamotear, com esse picotamento de pedaços do Pneu. Levei para a Pirelli avaliar, haja vista ainda estar no tempo da Garantia e eles, claro, tiverem a cara de pau de dizer que é por mau uso… Ou seja, prejuízo de R$ 500,00 por pneu.

    • O picoteamento pode ser ou pode não ser defeito do pneu, de aplicação ou de dimensionamento (engenharia entre fabricante do veículo e fabricante do pneu), mas o fato é que não existe nenhuma relação entre o pneu ser M+S com o picoteamento (até porque a maioria dos pneus à venda no mercado tem a marcação M+S).

      • Matheus Araújo

        Tem haver sim, o problema é que vc é dono de loja e tá cheio desses pra passar pra frente e tá com medo de sair na pior, mais tem haver sim.

    • Bras Nascimento

      PIRELLI NÃO GARANTE NADA NÃO COMPRO MAIS

  • Márcio Antônio Zanolla

    Eu também estou com o mesmo problema, pneus M+S instalados de fábrica que a partir dos 10.000km já estavam apresentando desgaste anormal (picotamentos e soltando lascas em toda a faixa de rodagem), apesar de só serem usados no asfalto dentro da cidade, com todos os cuidados necessários. Mesmo assim, nem o fabricante do carro, nem o do pneu aceitaram entrar na garantia. A causa mais plausível é que os pneus são inadequadas para uso no asfalto.

    • Se você comprar pneus com a gente e tiver esse problema, iremos verificar e identificar o problema, e se não identificarmos, lhe daremos novos pneus, mas não podemos analisar pneus que não foram vendidos por nós, pois não é nossa responsabilidade.

      O autor do vídeo deu um mero palpite sobre a origem do picoteamento, atribuindo isso ao fato do pneu ter a marcação M+S.

      Ele poderia ter atribuído ainda a inúmeras outras marcações na lateral do pneu.

      A vinculação que ele faz entre o M+S e o picoteamento não tem fundamento nem lógica alguma.

      É muito comum, inclusive, nos países frios, pessoas usarem pneus de inverno (de Inverno mesmo, não como esses), durante o verão, e sem que isso resulte em picoteamento.

      Não estamos falando que o caso não é sério, tanto é que apenas nós e a Michelin tocaram no assunto no sentido de esclarecer o vídeo.

      Você deve sem dúvida buscar reparação junto às empresas que lhe venderam o carro e/ou o pneu, ou então que lhe esclareçam o porque disso. Mas acreditar num vídeo da internet de alguém que não faz ideia do que está falando não vai lhe ajudar em nada.

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  • Flávia Lopes

    Tenho um ASX Mitsubishi 2015 e está apresentando este mesmo picoteamento dos pneus, que são originais. Eles têm esta sigla M+S. Verifiquei após ver o vídeo. Acabei de passar um e-mail para a Mitsubishi cobrando explicações do por quê do uso destes pneus aqui no Brasil

  • BOLACHA Mecânico Especializado

    São pneus para uso em baixas condições de neve, ou seja, para temperaturas abaixo de +/- 5 °C. São fabricados com polímeros que possuem “tg” maiores que de pneus “normais”. Em temperaturas acima de 5 °C este tipo de pneu se encontra “com a borracha mais macia”, sofrendo o arrancamento de parte do material da banda de rodagem.

    São recomendados para BAIXAS TEMPERATURAS, nessas condições sua microestrutura será igual aos de pneus para tempo seco/calor.

    Pneus para neve extrema tem o desenho da banda de rodagem diferente e outro simbolo ao lado do M+S.

    Não tem nada de mito desvendado. Seria melhor vocês (Rodas de Liga Leve) entrarem em contato com algum Engenheiro de Materiais e estudar o assunto antes de escreverem besteira enganando os consumidores.