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Dicas de Compra Segura

Busque informações sobre o site verificando se não há reclamações, existe um serviço que se destaca bastante para esse fim, o site Reclame Aqui www.reclameaqui.com.br/indices/39838/rodas-de-liga-leve/;

Você pode procurar opiniões a respeito da empresa no Google, na fan page da loja, no Facebook, em fóruns de discussão e assim por diante. Verifique se a loja possui depoimentos de clientes e qual o nível de satisfação dos mesmos fb.com/LojaRodasDeLigaLeve ;

 Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa. Além disso, foi lançado uma lista com sites que devem ser evitados sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou loja física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal,www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp , se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

Fique atento as formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos. Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantindo via Internet (Ex. PagSeguro). Desconfie se a única forma de pagamento for o depósito em conta corrente ou conta poupança, principalmente se for em conta de pessoa física.

 Em uma compra online, o fornecedor pede uma série de dados pessoais do consumidor, como CPF e endereço de entrega, além do número do cartão de crédito. Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla “https” e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site;

Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto “ao vivo”, a loja on-line deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra. Para diminuir as chances de sua experiência ser frustrada, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas oferecem, por exemplo: Fotos e descrições detalhadas dos produtos, vídeos, informações claras sobre prazo de entrega, pagamento, frete, organização de categorias e navegação fácil, interação em redes sociais, opções variadas de pagamento;

Tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo do que é praticado pelo mercado. Você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes;

Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto. Se tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora. Caso a solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por isso é importante conhecer os seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm é bastante rigoroso, além disso, há várias entidades de auxílio e orientação ao consumidor, entre elas, o Procon, o IDEC e o Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Consumidor bem informado é consumidor respeitado.