O que é Center Bore

O que é Center Bore?

Hoje o assunto é CENTER BORE!

Vamos passar uma dica que é fundamental para o balanceamento correto da roda em seu carro.

Muita gente se preocupa com a furação da roda, com o carro ou o tamanho da roda em relação a original, mas um dos itens mais importantes e que muitos deixam passar despercebido é o CB ou CENTER BORE.

Mas o que é Center Bore?

Center Bore ou CB nada mais é que a circunferência localizada bem no centro da roda e é sempre medida em milímetros. Esta medida varia bastante de fabricante para fabricante de carros e é comum encontrar carros com a mesma furação e medidas de CB totalmente diferentes.

Veja abaixo as medidas importantes de uma roda:

Medidas de Roda

Um exemplo para tal situação é da Volkswagen e da Toyota. As duas fabricantes utilizam a furação de 4×100 para a linha de 4 furos. Para o Toyota Corolla antigo e para o Gol, ambas utilizam a mesma furação (4×100) porém com a medida de CB totalmente diferentes.

  • Volkswagen 4 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 4 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo mudando para a linha de 5 furos em 5×100, Toyota e Volkswagen repetem as medidas de Center Bore.

  • Volkswagen 5 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 5 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo com furações diferentes o CB continuou o mesmo para estas fabricantes.

Por este motivo as rodas originais não utilizam anel centralizador pois as mesmas vem com o CB específico para a marca do carro.

CB 1
Roda com CB específico

Veja ao lado a foto de uma roda com CB específico. A roda com este centro, sem anel centralizador só pode ser utilizado na marca original da montadora.

Caso deseje colocar uma roda original em outro carro, você deve procurar uma loja especializada para fazer ajustes na mesma. Assim ela passará a utilizar anel centralizador.

E as rodas esportivas?

Essas rodas utilizam anéis centralizadores, pois trocando o anel temos um leque muito maior de aplicação apenas colocando o anel com a medida correta do Center Bore do carro que vamos aplicar a roda.

Veja abaixo uma foto da roda com CB ajustado para utilizar anel centralizador.

CB 2
Roda com CB adaptado
CB 3
Roda com Anel Centralizador

Sem a utilização do Anel Centralizador com CB correto para o seu carro, não é possível aplicar um balanceamento correto no carro. Pode até apresentar uma roda balanceada e zerada na máquina de Balanceamento, mas ao colocá-la no carro a mesma pode apresentar trepidação.

Ao contrário do que algumas pessoas acham, o CB não faz nenhuma força, a única função dele – e muito importante – é fazer a roda entrar extremamente justa no cubo do carro e qualquer milímetro, por menor que seja, faz com que o carro fique trepidando.

Por isso quando for colocar as rodas esteja sempre atento a isso, ela deve entrar justa no cubo do seu carro.

Em rodas com Anel Centralizador, o anel deve entrar justo no cubo do carro e o mesmo deve entrar justo na roda. Infelizmente é bastante comum empresas venderem as rodas com anéis centralizadores errados e com folga na roda. Esta folga acaba deixando o CB errado. O anel até fica justo no cubo do carro, mas folgado na roda. Falando em bom português: só esta ali de enfeite.

Revisando:

Roda com centro específico – sem anel: sempre deve entrar justa no cubo do carro, de preferência só deve ser utilizada em carro da mesma montadora.

Roda com anel centralizador: sempre justo na roda e justo no cubo do carro.

Aqui da Rodas de Liga Leve você sempre recebe uma ligação confirmando sua compra e o veículo em que será aplicado seu produto. Assim enviamos anéis centralizadores corretos para a marca de seu carro garantindo assim uma aplicação perfeita.

Clique aqui e visite nossa loja online »

Na próxima matéria vamos explicar mais sobre Anéis Centralizadores.

Ficou com alguma dúvida? Deseja saber sobre algum tema? Envie sua sugestão clicando aqui.