O que é Center Bore?

O que é Center Bore?

O Center Bore, também conhecido como CB, é a circunferência localizada no centro da roda e é medida em milímetros. Ele varia de fabricante para fabricante de carros e é importante para o balanceamento correto da roda no carro. As rodas originais não precisam de anéis centralizadores pois possuem o CB específico para a marca do carro, já as rodas esportivas precisam de anéis centralizadores para se adequar a medida do CB do carro. Utilizar rodas com CB incorreto pode causar danos ao sistema de suspensão e direção do veículo, além de causar problemas com a estabilidade e segurança do carro, como vibrações excessivas e desgaste prematuro dos pneus. Por isso, é importante verificar a medida de Center Bore antes de instalar qualquer roda no carro e, se necessário, utilizar anéis centralizadores.

Medidas de Roda

Veja abaixo as medidas importantes de uma roda:

Medidas de Rodas

Exemplo Volkswagen e Toyota

Um exemplo para tal situação é da Volkswagen e da Toyota. As duas fabricantes utilizam a furação de 4×100 para a linha de 4 furos. Para o Toyota Corolla antigo e para o Gol, ambas utilizam a mesma furação (4×100) porém com a medida de CB totalmente diferentes.

Rodas 4 Furos

  • Volkswagen 4 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 4 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo mudando para a linha de 5 furos em 5×100, Toyota e Volkswagen repetem as medidas de Center Bore.

Rodas 5 Furos

  • Volkswagen 5 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 5 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo com furações diferentes o CB continuou o mesmo para estas fabricantes.

Rodas originais

Por este motivo as rodas originais não utilizam anel centralizador pois as mesmas vem com o CB específico para a marca do carro.

Rodas esportivas

E as rodas esportivas?

Essas rodas utilizam anéis centralizadores, pois trocando o anel temos um leque muito maior de aplicação apenas colocando o anel com a medida correta do Center Bore do carro que vamos aplicar a roda.

Veja abaixo uma foto da roda com CB ajustado para utilizar anel centralizador.

Roda com Center Bore

Importância do Center Bore

Sem a utilização do Anel Centralizador com CB correto para o seu carro, não é possível aplicar um balanceamento correto no carro. Pode até apresentar uma roda balanceada e zerada na máquina de Balanceamento, mas ao colocá-la no veículo, pode haver problemas com a estabilidade e segurança do carro, como vibrações excessivas e desgaste prematuro dos pneus. Além disso, é importante lembrar que a utilização de rodas com CB incorreto pode causar danos ao sistema de suspensão e direção do veículo, podendo até mesmo causar acidentes graves. Portanto, sempre é recomendado verificar a medida de Center Bore antes de instalar qualquer roda em seu carro, e utilizar anéis centralizadores quando necessário.

Garantia de Center Bore correto para seu veículo

Na Rodas de Liga Leve, você pode ficar tranquilo quanto à medida de Center Bore correta para seu veículo. Isso porque sempre confirmamos a compra e o veículo antes de enviar os anéis centralizadores corretos, garantindo assim uma aplicação perfeita e evitando problemas com a estabilidade e segurança do carro, como vibrações excessivas e desgaste prematuro dos pneus.