Furações – Roda e Carro

Hoje vamos falar sobre Furações de rodas e de carros.

2Furação da roda e Furação do carro

Como falamos no último post, a furação da roda só serve para fixar a roda no cubo, mais não quer dizer que você pode colocar uma roda com 4 furos em qualquer carro com 4 furos.

As fabricas de automóveis em sua maioria tem furações e center bore específicos, e não podemos deixar de mencionar o offset. Mas isso vou explicar na próxima matéria!

As furações variam de fabricante para fabricante e até de ano para ano do mesmo carro, vou dar 2 exemplos de carros com rodas originais que tem furações de 4 furos e não atendem outro carro com a mesma quantidade de furos. O exemplo que vou passar vai focar só em furação e center bore.

Carro Volkswagen Gol furação 4×100 center bore de 57.1mm, colocar esta roda em um  carro da GM Chevrolet Celta com furação de 4×100 e center bore 56.5mm, a furação da roda vai servir perfeitamente, mais teremos que colocar um anel centralizador para não ficar com folga no CB, ao colocar invertido a roda do celta  em um gol, a roda vai entrar tão justa mais tão justa que mesmo após soltar os parafusos a roda vai ficar presa no cubo e só vai soltar com muitas pancadas na roda, danificando a mesma.

“Sempre devemos respeitar o center bore (CB) de cada carro.”

Agora pegamos a roda original de um carro da Fiat, o Uno furação de 4×98 e center bore 58.1 e colocamos esta roda a em um Honda Fit 4×100 center bore 56.1. A furação da roda não casa com a do carro e o center bore vai ficar com folga, ela pode até ser colocada mais de forma displicente e errada.

Ao colocar ela no carro sem fazer os devidos ajustes a mesma fica com o CB com folga e ao apertar a mesma no cubo ela vai espanar ou ate mesmo quebrar o prisioneiro do Honda Fit.

Para fazer esta aplicação deve ser feito um alivio, ajuste na furação e ser colocado anel centralizador, este serviço só deve ser feito em loja especializada, procure sempre um profissional da área.1

Vejam que nos 2 exemplos dados acima foi citado rodas originais, porque isso? qual a diferença para a roda esportiva?

A roda original alem de ter center bore específico, não vem com encaixe para colocar anel centralizador e a mesma tem um furo para parafusar a roda mais justo que as rodas réplicas ou esportivas.

A roda réplica ou esportiva tem em sua maioria center bore pronto para colocar anel centralizador e o furo para apertar a roda é maior que a roda original, assim ele acaba aceitando carros com ate 2 milímetros de diferença em sua furação.

Volto a repetir, sempre confirme esta adaptação com um profissional da área, furação da roda e anel centralizador corretos.

Agora um exemplo de carro que muda de ano e muda furação e offset, carro da mesma montadora mais com ano diferente é o Audi A3 do ano de 97 à 2006 ele vem com furação de 5×100 offset 35 e center bore 57mm, já o ano seguinte 2007 o carro muda para 5×112 com offset 45 e center bore 57.1mm. Carro da mesma fábrica com rodas de 5 furos, porem com furação e offset totalmente diferentes.

Temos outro caso de carro com a mesma furação, mas o offset diferente.

Um exemplo é o Ford Fiesta que tem a furação de 4×108 center bore 63,4 offset 40 e colocando esta roda em um Peugeot 206 furação de 4×108 center bore de 65.1 offset 25, estes carros podem até ter a mesma furação 4 x 108 mas além do center bore ser diferente o offset impossibilita a aplicação da mesma no carro. Você pode até fazer o ajuste para colocar o anel centralizador na roda, mas esta diferença de offset fará com que a roda do Ford Fiesta fique pegando no amortecedor do Peugeot 206 de tão para dentro que vai ficar. E se caso tente montar a roda do Peugeot 206 em um Ford Fiesta, a mesma vai ficar para fora, enroscando no para lama.

Lembre sempre, pesquise e procure um profissional da área.

Clique aqui e e veja as configurações de alguns carros.

Na próxima matéria vamos abordar “Offset ou ET”

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