Anel Centralizador para o Carro

Anel Centralizador para o Carro.

Dando continuidade ao assunto ‘Anéis Centralizadores’, agora vamos falar do lado interno do anel do carro.

Bom, na matéria anterior expliquei como escolher o anel centralizador correto para o encaixe na roda do carro, lado externo do anel.
Mas como tudo é um conjunto e caso um esteja errado o funcionamento fica comprometido. Vamos ver como medir o lado interno do anel.
O anel centralizador deve ficar justo na roda e justo no cubo do carro, volto a repetir, a cor do anel centralizador não influencia em nada, até hoje não foi homologado uma cor “x” para cada medida de anel centralizador.
Para saber o anel correto devemos sempre pesquisar a medida do center bore do carro, obs: veja sempre o ano e modelo, pois de ano para ano isso pode mudar. Mais abaixo vou passar uma tabela com os principais carros do mercado hoje.
Caso em sua pesquisa não obtenha sucesso você deve procurar um torneiro mecânico para que o mesmo informe a medida do center bore do seu carro utilizando um paquímetro.
center-bore kkk
Como na imagem acima, utilizando um paquímetro achamos a medida 54,1, esta é a medida do center bore do carro Toyota Corolla, o lado interno do anel centralizador deve ter exatamente esta medida, caso venha a colocar um anel centralizador da Honda que é 56,1 o mesmo vai ficar folgado no cubo do carro e não vai ter nenhuma funcionalidade. Com isso o ajuste da roda no cubo não vai ficar de acordo. A roda pode zerar na maquina de balancear, mas no carro em velocidade mais alta, vai trepidar.
 Sim, é minima a diferença mas pode ter certeza que ela vai fazer o carro trepidar, qualquer diferença por menor que seja vai prejudicar a funcionalidade do seu carro, deixando desconfortável a direção em velocidades maiores.
Exemplo:
Temos uma roda esportiva onde medimos o center bore da roda e descobrimos que mede 73mm, e vamos colocar esta roda em um Toyota Corolla que medimos o center bore de  54,1 mm, para fazer a mesma ficar perfeita no carro devemos colocar um anel centralizador de 73mm lado externo com 54.1 mm lado interno.medida-aneis
Pelo seu bem não deixe nenhuma loja colocar  outra medida de anel, pois não vai funcionar e o mesmo vai ficar ou folgado na roda ou folgado no center bore do carro e sem nenhuma função, e você vai se lembar disso que leu aqui quando estiver na estrada e seu carro começar a trepidar.
Como prometido, segue tabela de algumas aplicações.
1 2 3
Ficou com alguma dúvida? Deseja saber sobre algum tema? Envie sua sugestão clicando aqui.