Pneu Momo é Bom?

A Rodas de Liga Leve foi atrás de informações sobre a marca de pneus que é a atual queridinha de nossos clientes. Eles tem pedido muito pela marca e a gente foi descobrir o que a galera tem falado dele por aí.

Já conhecemos a qualidade de suas rodas e acessórios há anos, mas será que seus pneus tem qualidade?

Veja abaixo o que conseguimos descobrir em nossa investigação:

Pneus Momo M2 são oficiais da categoria Fórmula 1600

Pneu Momo Bom
O piloto Jayme Barbarisi está confirmado para a abertura da Copa do Brasil de F 1600 que terá início no Autódromo Velo Città

Veja mais fotos no Facebook da F 1600

O review do pneu Momo desse cliente foi positivo:

Este modelo: MOMO OUTRUN M3 94W ganhou um teste realizado por um empresa de venda exclusiva de pneus:

Teste de Pneus Momo

Fonte: www.pneufree.com.br/teste

Em alguns fóruns e clubes de carros que acompanhamos os comentários foram positivos também.

E vocês o que acharam? Deixem nos comentários!

Veja as novidades da marca na fanpage:

 

Furações – Roda e Carro

Hoje vamos falar sobre Furações de rodas e de carros.

2Furação da roda e Furação do carro

Como falamos no último post, a furação da roda só serve para fixar a roda no cubo, mais não quer dizer que você pode colocar uma roda com 4 furos em qualquer carro com 4 furos.

As fabricas de automóveis em sua maioria tem furações e center bore específicos, e não podemos deixar de mencionar o offset. Mas isso vou explicar na próxima matéria!

As furações variam de fabricante para fabricante e até de ano para ano do mesmo carro, vou dar 2 exemplos de carros com rodas originais que tem furações de 4 furos e não atendem outro carro com a mesma quantidade de furos. O exemplo que vou passar vai focar só em furação e center bore.

Carro Volkswagen Gol furação 4×100 center bore de 57.1mm, colocar esta roda em um  carro da GM Chevrolet Celta com furação de 4×100 e center bore 56.5mm, a furação da roda vai servir perfeitamente, mais teremos que colocar um anel centralizador para não ficar com folga no CB, ao colocar invertido a roda do celta  em um gol, a roda vai entrar tão justa mais tão justa que mesmo após soltar os parafusos a roda vai ficar presa no cubo e só vai soltar com muitas pancadas na roda, danificando a mesma.

“Sempre devemos respeitar o center bore (CB) de cada carro.”

Agora pegamos a roda original de um carro da Fiat, o Uno furação de 4×98 e center bore 58.1 e colocamos esta roda a em um Honda Fit 4×100 center bore 56.1. A furação da roda não casa com a do carro e o center bore vai ficar com folga, ela pode até ser colocada mais de forma displicente e errada.

Ao colocar ela no carro sem fazer os devidos ajustes a mesma fica com o CB com folga e ao apertar a mesma no cubo ela vai espanar ou ate mesmo quebrar o prisioneiro do Honda Fit.

Para fazer esta aplicação deve ser feito um alivio, ajuste na furação e ser colocado anel centralizador, este serviço só deve ser feito em loja especializada, procure sempre um profissional da área.1

Vejam que nos 2 exemplos dados acima foi citado rodas originais, porque isso? qual a diferença para a roda esportiva?

A roda original alem de ter center bore específico, não vem com encaixe para colocar anel centralizador e a mesma tem um furo para parafusar a roda mais justo que as rodas réplicas ou esportivas.

A roda réplica ou esportiva tem em sua maioria center bore pronto para colocar anel centralizador e o furo para apertar a roda é maior que a roda original, assim ele acaba aceitando carros com ate 2 milímetros de diferença em sua furação.

Volto a repetir, sempre confirme esta adaptação com um profissional da área, furação da roda e anel centralizador corretos.

Agora um exemplo de carro que muda de ano e muda furação e offset, carro da mesma montadora mais com ano diferente é o Audi A3 do ano de 97 à 2006 ele vem com furação de 5×100 offset 35 e center bore 57mm, já o ano seguinte 2007 o carro muda para 5×112 com offset 45 e center bore 57.1mm. Carro da mesma fábrica com rodas de 5 furos, porem com furação e offset totalmente diferentes.

Temos outro caso de carro com a mesma furação, mas o offset diferente.

Um exemplo é o Ford Fiesta que tem a furação de 4×108 center bore 63,4 offset 40 e colocando esta roda em um Peugeot 206 furação de 4×108 center bore de 65.1 offset 25, estes carros podem até ter a mesma furação 4 x 108 mas além do center bore ser diferente o offset impossibilita a aplicação da mesma no carro. Você pode até fazer o ajuste para colocar o anel centralizador na roda, mas esta diferença de offset fará com que a roda do Ford Fiesta fique pegando no amortecedor do Peugeot 206 de tão para dentro que vai ficar. E se caso tente montar a roda do Peugeot 206 em um Ford Fiesta, a mesma vai ficar para fora, enroscando no para lama.

Lembre sempre, pesquise e procure um profissional da área.

Clique aqui e e veja as configurações de alguns carros.

Na próxima matéria vamos abordar “Offset ou ET”

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Aperto de Rodas e fixação da roda no Carro

 Hoje vamos falar sobre a Fixação de rodas no Carro

Aperto de Rodas

Se a centralização da roda é feita pelo Center Bore, então para que serve a furação da roda?

Isso vai ser chocante para muitos leitores.

A furação da roda serve só para fixar a roda no carro, ela não tem
função de centralizar a roda no cubo.

A  roda deve ser colocada no Center Bore do carro e a mesma deve encostar perfeitamente no cubo até o final e ficar justa, nada de folga no Center Bore.

Somente após isso a roda poderá começar a ser parafusada no cubo do carro. Sempre que for colocar a roda no carro a mesma deve ser colocada com chave manual estrela ou chave L (nada de pistola pneumática) e deve ser parafusada com facilidade sempre em “X”, alternando de parafuso para parafuso até que todos os cheguem ao final, somente após isso deve ser feito o aperto final em “X”. Não se deve jamais apertar um parafuso sem que todos os parafusos tenham chego ao ponto de aperto.

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Riscos do uso da Pistola Pneumática

Riscos do uso da Pistola Pneumática

Caso não seja feito este processo a roda vai entrar atravessada no Center Bore do carro e o risco de quebrar o parafuso ou espanar o cubo fica muito grande. Por estes motivos a pistola pneumática não é recomendada, pois se o parafuso não der rosca com facilidade a pistola não vai dar esta informação e o risco de espanar o cubo do carro ou quebrar o parafuso aumenta significativamente.
Outra desvantagem da pistola pneumática é que ela não vai dar o aperto em X uniforme e a roda pode entrar atravessada no Center Bore do carro e novamente corremos o risco de espanar ou quebrar.

A instalação da roda no carro é simples e deve ser feita com muito cuidado e atenção, nada de pressa pois roda mal instalada coloca a sua segurança e de outros em risco.

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Anel Centralizador para o Carro

Anel Centralizador para o Carro.

Dando continuidade ao assunto ‘Anéis Centralizadores’, agora vamos falar do lado interno do anel do carro.

Bom, na matéria anterior expliquei como escolher o anel centralizador correto para o encaixe na roda do carro, lado externo do anel.
Mas como tudo é um conjunto e caso um esteja errado o funcionamento fica comprometido. Vamos ver como medir o lado interno do anel.
O anel centralizador deve ficar justo na roda e justo no cubo do carro, volto a repetir, a cor do anel centralizador não influencia em nada, até hoje não foi homologado uma cor “x” para cada medida de anel centralizador.
Para saber o anel correto devemos sempre pesquisar a medida do center bore do carro, obs: veja sempre o ano e modelo, pois de ano para ano isso pode mudar. Mais abaixo vou passar uma tabela com os principais carros do mercado hoje.
Caso em sua pesquisa não obtenha sucesso você deve procurar um torneiro mecânico para que o mesmo informe a medida do center bore do seu carro utilizando um paquímetro.
center-bore kkk
Como na imagem acima, utilizando um paquímetro achamos a medida 54,1, esta é a medida do center bore do carro Toyota Corolla, o lado interno do anel centralizador deve ter exatamente esta medida, caso venha a colocar um anel centralizador da Honda que é 56,1 o mesmo vai ficar folgado no cubo do carro e não vai ter nenhuma funcionalidade. Com isso o ajuste da roda no cubo não vai ficar de acordo. A roda pode zerar na maquina de balancear, mas no carro em velocidade mais alta, vai trepidar.
 Sim, é minima a diferença mas pode ter certeza que ela vai fazer o carro trepidar, qualquer diferença por menor que seja vai prejudicar a funcionalidade do seu carro, deixando desconfortável a direção em velocidades maiores.
Exemplo:
Temos uma roda esportiva onde medimos o center bore da roda e descobrimos que mede 73mm, e vamos colocar esta roda em um Toyota Corolla que medimos o center bore de  54,1 mm, para fazer a mesma ficar perfeita no carro devemos colocar um anel centralizador de 73mm lado externo com 54.1 mm lado interno.medida-aneis
Pelo seu bem não deixe nenhuma loja colocar  outra medida de anel, pois não vai funcionar e o mesmo vai ficar ou folgado na roda ou folgado no center bore do carro e sem nenhuma função, e você vai se lembar disso que leu aqui quando estiver na estrada e seu carro começar a trepidar.
Como prometido, segue tabela de algumas aplicações.
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Anel Centralizador para Roda

 

Hoje vamos falar de Anéis Centralizadores para a roda e como escolher o anel centralizador correto para sua roda. Antes de começarmos, sugiro a leitura da nossa outra matéria que explica sobre Center Bore, mais conhecido como CB, clique aqui para acessá-la.

Agora vamos ao anel centralizador. Primeiro mito: muitos acham que o anel centralizador correto para um carro “X”, (EX: GOL) deva ter a cor “Y”, (EX: LARANJA). Isso é um mito e quem segue tal recomendação provavelmente cometerá erros. Até hoje não foi homologado uma cor “Y” para cada medida de anel centralizador, cada fabricante utiliza a cor que mais lhe convêm e por este motivo a cor do anel não determina sua aplicação.

Se a cor do anel não influencia nada, o que preciso saber para utilizar o anel correto?

Anel Centralizador
O Anel deve sempre estar justo na roda

Primeiramente o anel deve ficar justo na roda, caso fique com folga, o mesmo não será eficaz. Em 95% das rodas temos estas três medidas padrão: 72mm, 72,5 mm ou 73mm.

Estas medidas mencionadas acima são encontradas com facilidade em qualquer loja especializada de rodas.

Caso nenhuma destas medidas seja a da sua roda, você deve procurar um centro de usinagem e fabricar o anel centralizador na medida exata do Center Bore da sua roda.

Localizado o anel correto para a roda (lado externo do anel), agora temos que verificar a medida correta para o carro ( lado interno do anel) que sera aplicado ao carro, para o anel ficar perfeito (sem folgas) na roda ou no carro.

Na próxima matéria vamos falar como escolher o anel centralizador correto para o carro.

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O que é Center Bore?

Hoje o assunto é CENTER BORE!

Vamos passar uma dica que é fundamental para o balanceamento correto da roda em seu carro.

Muita gente se preocupa com a furação da roda, com o carro ou o tamanho da roda em relação a original, mas um dos itens mais importantes e que muitos deixam passar despercebido é o CB ou CENTER BORE.

Mas o que é Center Bore?

Center Bore ou CB nada mais é que a circunferência localizada bem no centro da roda e é sempre medida em milímetros. Esta medida varia bastante de fabricante para fabricante de carros e é comum encontrar carros com a mesma furação e medidas de CB totalmente diferentes.

Veja abaixo as medidas importantes de uma roda:

Medidas de Roda

Um exemplo para tal situação é da Volkswagen e da Toyota. As duas fabricantes utilizam a furação de 4×100 para a linha de 4 furos. Para o Toyota Corolla antigo e para o Gol, ambas utilizam a mesma furação (4×100) porém com a medida de CB totalmente diferentes.

  • Volkswagen 4 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 4 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo mudando para a linha de 5 furos em 5×100, Toyota e Volkswagen repetem as medidas de Center Bore.

  • Volkswagen 5 Furos – CB: 57,1 mm
  • Toyota 5 Furos – CB: 54,1mm

Mesmo com furações diferentes o CB continuou o mesmo para estas fabricantes.

Por este motivo as rodas originais não utilizam anel centralizador pois as mesmas vem com o CB específico para a marca do carro.

CB 1
Roda com CB específico

Veja ao lado a foto de uma roda com CB específico. A roda com este centro, sem anel centralizador só pode ser utilizado na marca original da montadora.

Caso deseje colocar uma roda original em outro carro, você deve procurar uma loja especializada para fazer ajustes na mesma. Assim ela passará a utilizar anel centralizador.

E as rodas esportivas?

Essas rodas utilizam anéis centralizadores, pois trocando o anel temos um leque muito maior de aplicação apenas colocando o anel com a medida correta do Center Bore do carro que vamos aplicar a roda.

Veja abaixo uma foto da roda com CB ajustado para utilizar anel centralizador.

CB 2
Roda com CB adaptado
CB 3
Roda com Anel Centralizador

Sem a utilização do Anel Centralizador com CB correto para o seu carro, não é possível aplicar um balanceamento correto no carro. Pode até apresentar uma roda balanceada e zerada na máquina de Balanceamento, mas ao colocá-la no carro a mesma pode apresentar trepidação.

Ao contrário do que algumas pessoas acham, o CB não faz nenhuma força, a única função dele – e muito importante – é fazer a roda entrar extremamente justa no cubo do carro e qualquer milímetro, por menor que seja, faz com que o carro fique trepidando.

Por isso quando for colocar as rodas esteja sempre atento a isso, ela deve entrar justa no cubo do seu carro.

Em rodas com Anel Centralizador, o anel deve entrar justo no cubo do carro e o mesmo deve entrar justo na roda. Infelizmente é bastante comum empresas venderem as rodas com anéis centralizadores errados e com folga na roda. Esta folga acaba deixando o CB errado. O anel até fica justo no cubo do carro, mas folgado na roda. Falando em bom português: só esta ali de enfeite.

Revisando:

Roda com centro específico – sem anel: sempre deve entrar justa no cubo do carro, de preferência só deve ser utilizada em carro da mesma montadora.

Roda com anel centralizador: sempre justo na roda e justo no cubo do carro.

Aqui da Rodas de Liga Leve você sempre recebe uma ligação confirmando sua compra e o veículo em que será aplicado seu produto. Assim enviamos anéis centralizadores corretos para a marca de seu carro garantindo assim uma aplicação perfeita.

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Na próxima matéria vamos explicar mais sobre Anéis Centralizadores.

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